As informações aqui exibidas são frutos de vasta pesquisa, com a inestimável colaboração de Sally Johnson, do Xioma Kennels de Virgínia, Austrália e consulta ao padrão extendido do Australian National Kennel Council, em conjunto com The Chinese Crested Club of NSW & The Chinese Crested Dog Club Of Victoria Inc., por sua vez baseado no padrão da raça do The Kennel Club (London 1994), que aliás é o patrono da raça junto à FCI e ao “The Chinese Crested Illustrated Standard”, artigo escrito pela Árbitra “All Breeds”, Judy Horton, para o website The Victorian Judges.
A boca do Cão de Crista Chinês em conformidade com o padrão deve apresentar maxilares fortes, com uma perfeita mordedura em tesoura regular, isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares. As mandíbulas são bastante fortes para um cão pequeno e isso reflete a natureza de caça dos cães.
As bocas do Hairless (Pelado) e do Powderpuff (Peludo) são completamente diferentes. Ambos são obrigados a ter mordidas em tesoura, mas os dentes são às vezes escassos na boca do Hairless. O gene responsável pela falta de pelo, ‘FOXI3’, também controla a escassez dos dentes, portanto, não espere ver uma boca canina de aspecto normal.
Os caninos superiores apontam ligeiramente para frente, enquanto que os inferiores são presas mais grossas, tipo “tusks”.
Onde existem dentes presentes na frente, eles devem se apresentar em uma mordedura em tesoura. Aparecem lacunas onde pré-molares e molares estão faltando. Os dentes são por vezes perdidos ou simplesmente não crescem totalmente. Já os Powderpuffs sempre devem ter dentes regulares e dentição completa.
O fenótipo de cães sem pêlos é classificado como portador de displasia ectodérmica canina (CED), porque estes cães tem falta de dentes ou dentição anormal, além de pêlos escassos ou ausentes. Cães de Crista Chineses (pelados) são caracterizados exatamente pela falta de pêlos e escassez de dentes. O gene identificado como FOXI3 e é o regulador do desenvolvimento ectodérmico, responsável, como falamos acima, tanto pela falta de pêlos, como pela dentição incompleta e irregular. Devido à dentição ser incompleta, é absolutamente aceitável que os dentes restantes estejam inseridos irregularmente, tendo em vista o espaço vazio que permite que eles ocupem a boca sem um completo ajustamento.
De fato, é uma característica muito peculiar e se torna um tanto complicado em julgamentos cinófilos. Até mesmo alguns Árbitros “All Rounder”, com boa bagagem na cinofilia, porém pouco familiarizados com os Chinese Cresteds, chegam a penalizar cães por falta de dentes ou pela dentição irregular… Não incorreriam neste equívoco, se pudessem consultar os dados mais recentes da Universidade de Berna. O fato é que a variedade Hairless não deve ser penalizada por dentição irregular ou falta de dentes.
Logo estaremos novamente aqui no Blog, para tratarmos de outras características do Cão de Crista Chinês. Até a próxima!